Mais do que relatar a história deve-se considerar a importância do que foi a Fortaleza de Santa Cruz,não só pelo estado do Rio de Janeiro,mas principalmente ao nosso País.Para quem possa visitá-lo,com certeza é uma grande oportunidade de sentir “na pele” o que foi realmente aqueles momentos vividos pela força militar da época.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Capela de Santa Bárbara
Nas dependências da Fortaleza de Santa Cruz,existe uma das mais antigas capelas do Rio,que foi construída no início do século 17.Foi iniciada durante o governo de Martim Correia de Sá e terminada em 1612.
Por volta do ano de 1912,inicio do século 20,a capela foi reformada.Perto do altar existe uma janela para o mar,e reza a lenta que,durante a missa o padre podia ficar também de vigia e de olho no mar,enquanto os oficiais e soldados assistiam e se concentravam na missa.Não sabemos se é verdade ou mentira,mas realmente da posição do altar pode-se ver o mar por uma espécie de seteira ( abertura numa fortificação para permitir desparos de armas ou setas).
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Farol
A fortaleza , em sua parte alta , ao nível das baterias descobertas , possuia um farol para auxiliar a navegação. Na pequena casa que sustenta o farol, hoje existe um pequeno espaço cultural , com informações sobre a fortaleza , reprodução de antigos mapas, inclusive um mapa de área de abrangência de tiros e defesa da Bahia de Guanabara.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Celas
Cinco celas escavadas na rocha viva com alturas diferentes, o que permitia que, em três delas, os presos ficassem em pé; a quarta cela permitia apenas ficar sentado, e a última somente deitado. Eram fechadas por grades, voltadas para um pequeno pátio, onde havia uma forca. Canta-se que o preso que não pudesse ser colocado nessas celas, devido à superlotação, era encaminhado para uma praça de enforcamento.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Santa Bárbara
Imagem de Santa Bárbara, entalhada ou esculpida em madeira. Reza esta lenda em algumas ocasiões tentaram transferir a imagem da Santa para outro local, em tempos passados. Mas sempre que se incorria em tal tentativa, o mar ficava raivoso e em péssimas condições de navegação. Antigamente, o único acesso ao local da Fortaleza era feito pelo mar.
Resumo histórico
1555-O invasor francês,Villegaignon instalou dois canhões no local
1567-Bateria Nossa Senhora da Guia,quando a terra já estava reconquistada
1599-Atuação contra o corsário Holandes Oliver Van Noort que acabou por desistir de entrar na baía.
1632-Após melhorias,passa a se chamar Fortaleza de santa Cruz da Barra
1710-Atuação contra a esquadra do corsário francês,Charles Duclerc que sob a proteção e incentivo do Rei da França tenta invadir o Rio de Janeiro.
1863/70-Obra de Ampliação-Muitas melhorias foram feitas durante o governo de D.Pedro II,Acrescentando novas baterias de tiro e inúmeros canhões.Na mesma época,a Fortaleza de São João,fica do outro lado da Baá,no Morro Cara de Cão,perto do Pão de Açucar,também foi melhorada e ampliada.
1874-1° Batalhão de Artilharia á Pé
1910-1° Batalhão de Artilharia de Posição
1917-1° Grupo de Artilharia de Costa
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)