quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fotaleza de santa Cruz da Barra

Fotos e legendas


Mais do que relatar a história deve-se considerar a importância do que foi a Fortaleza de Santa Cruz,não só pelo estado do Rio de Janeiro,mas principalmente ao nosso País.Para quem possa visitá-lo,com certeza é uma grande oportunidade de sentir “na pele” o que foi realmente aqueles momentos vividos pela força militar da época.
                              Capela de Santa Bárbara


Nas dependências da Fortaleza de Santa Cruz,existe uma das mais antigas capelas do Rio,que foi construída no início do século 17.Foi iniciada durante o governo de Martim Correia de Sá e terminada em 1612.
Por volta do ano de 1912,inicio do século 20,a capela foi reformada.Perto do altar existe uma janela para o mar,e reza a lenta que,durante a missa o padre podia ficar também de vigia e de olho no mar,enquanto os oficiais e soldados assistiam e se concentravam na missa.Não sabemos se é verdade ou mentira,mas realmente da posição do altar pode-se ver o mar por uma espécie de seteira ( abertura numa fortificação para permitir desparos de armas ou setas).
                        Antigo Paiol de Munições


Na foto acima, o interior do antigo paiol de munição da Fortaleza, com suas extensas paredes em pedra talhada. Atualmente o lugar faz parte das áreas de visitação, e também pode ser alugado para evetos, festas de casamento, etc.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Farol



A fortaleza , em sua parte alta , ao nível das baterias descobertas , possuia um farol para auxiliar a navegação. Na pequena casa que sustenta o farol, hoje existe um pequeno espaço cultural , com informações sobre a fortaleza , reprodução de antigos mapas, inclusive um mapa de área de abrangência de tiros e defesa da Bahia de Guanabara.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Celas



Cinco celas escavadas na rocha viva com alturas diferentes, o que permitia que, em três delas, os presos ficassem em pé; a quarta cela permitia apenas ficar sentado, e a última somente deitado. Eram fechadas por grades, voltadas para um pequeno pátio, onde havia uma forca. Canta-se que o preso que não pudesse ser colocado nessas celas, devido à superlotação, era encaminhado para uma praça de enforcamento.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Iracema


Filha do Capitão que se jogou do penhasco, foi emparedada em uma das paredes da capela, um tipo diferente de sepultura usada em algumas igrejas. A parede ou local não fica voltando para a nave da capela, mas para uma depência coberta lateral do corpo principal da capela.



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

                                   Santa Bárbara

Imagem de Santa Bárbara, entalhada ou esculpida em madeira. Reza esta lenda em algumas ocasiões tentaram transferir a imagem da Santa para outro local, em tempos passados. Mas sempre que se incorria em tal tentativa, o mar ficava raivoso e em péssimas condições de navegação. Antigamente, o único acesso ao local da Fortaleza era feito pelo mar.
Resumo histórico


1555-O invasor francês,Villegaignon instalou dois canhões no local
1567-Bateria Nossa Senhora da Guia,quando a terra já estava reconquistada
1599-Atuação contra o corsário Holandes Oliver Van Noort que acabou por desistir de entrar na baía.
1632-Após melhorias,passa a se chamar Fortaleza de santa Cruz da Barra
1710-Atuação contra a esquadra do corsário francês,Charles Duclerc que sob a proteção e incentivo do Rei da França tenta invadir o Rio de Janeiro.
1863/70-Obra de Ampliação-Muitas melhorias foram feitas durante o governo de D.Pedro II,Acrescentando novas baterias de tiro e inúmeros canhões.Na mesma época,a Fortaleza de São João,fica do outro lado da Baá,no Morro Cara de Cão,perto do Pão de Açucar,também foi melhorada e ampliada.
1874-1° Batalhão de Artilharia á Pé
1910-1° Batalhão de Artilharia de Posição
1917-1° Grupo de Artilharia de Costa